sábado, 12 de abril de 2014

Da necesidade do advogado nas negociações e aquisições de imóveis.


Hoje no Brasil, o mercado imobiliário se encontra muito aquecido, condição esta que resulta em muitas negociçãoes no referido âmbito, seja na compra e venda de grandes áreas rurais perto das cidades para a formação de loteamentos, condomínios ou até mesmo na compra e venda de imóveis já prontos ou de terrenos já urbanizados para construções. 
 
Considerando referida situação percebe-se que a cultura do brasileiro, ainda é muita restrita no sentido de contratar um advogado para acompanhar suas negociações.
 
Observe que quando se trata de compra e venda de imóveis, sempre existe a necessidade da averiguação prática e minuciosa dos documentos do imóvel que está se comprando ou vendendo, tanto para conferir a veracidade dos mesmos, como para a verificação da existência de ônus na matrícula ou escritura que possam vir a trazer problemas futuros na referida aquisição. 
 
Não raro, é o comprador de algum imóvel não tendo procurado o profissional qualificado para as devidas precauções junto a realização de negócios de compra e venda de imóveis ao fim se direcionar a algum escritório de advocacia para após o "leite derramado" tentar alguma solução para o negócio mau feito.
 
Veja que primordial seria para aquele que tem interesse em negociações seja do âmbito imobiliário, que é nosso foco no momento, ou qualquer outro que vá envolver grande quantia em dinheiro, que seja contratado um advogado para que possa analisar a documentação de forma eficaz e concreta para que não haja aborrecimentos e prejuízos futuros com uma má negociação.
 
É bom ressalatar que em muitas destas negociçãões, tanto o que está vendendo quanto o que está comprando estão fazendo os negócios de suas vidas, pois muitos usam toda aquela economia que guardaram durante anos para a realização do sonho da compra de um imóvel próprio e outros no interesse de um investimento maior vendem suas propriedades que conseguiram com tanto dificuldade e ao fim tanto um quanto outro (comprador ou vendedor) quando realizado algum negócio de forma errada vão ao desespero, visto a dificuldade que se impõe para resolução do problema quando da realização do mesmo de forma incorreta.
 
Apenas a título de exemplo vale citar a cultura americana, principalmente nos Estados Unidos, que a grande maioria dos cidadãos, seja de maior ou menor poder aquisitivo, ou em grandes negociações ou pequenas tomam o cuidado de contratar um advogado para o acompanhamento do negócio.
 
Desta forma imprescindível é para o bom andamento das negociações e para que não haja prejuízos futuros, que as partes contratem um advogado da área  para proceder todo o acompanhamento necessário inerente a negociação, trazendo assim a segurança necessária para realização do ato jurídico.
 
 
Por Robson Augusto Pascoalini
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário